Terapia Endovenosa

O que é a terapia endovenosa?

O princípio básico é repor o nutriente necessário ao paciente de forma mais rápida e sem perdas, apresentando uma melhora significativa e efetiva. Na Terapia Endovenosa é uma forma de repor substâncias, na maioria das vezes naturais, com o objetivo de rápida melhora e recuperação do quadro clínico do paciente.

Uma de suas inúmeras vantagens é que não há perda dessas substâncias por outros sistemas, como as fezes; elas são rapidamente absorvidas pelo organismo e levadas aos órgãos e tecidos. Outra vantagem é que vários nutrientes atingem um platô quando por absorção gastrointestinal, ou seja, por mais que se utilize (coma ou tome como suplemento) eles não serão utilizados.

Sendo assim, através do uso em baixas concentrações, ela evita reações que podem ocorrer pela administração de medicamentos por via oral, como vômito, dor no estômago e diarreia, sem efeitos colaterais. Além disso, a Terapia Endovenosa trata as consequências de deficiência vitamínica, como baixa absorção gastrointestinal devido a intolerâncias alimentares, doenças que levam inflamação na mucosa intestinal e envelhecimento.

Há várias indicações entre elas as mais utilizadas são a fadiga crônica, diabetes, neuropatia, depressão, dor crônica, osteoartrose, Alzheimer, obesidade, intoxicações e câncer.

Algumas das substâncias usadas na Terapia Endovenosa:

Ácido Lipoico:

Presente na composição das nossas células, esse é um poderoso antioxidante que ajuda a diminuir o armazenamento de gordura no corpo, direcionando as calorias para produção de energia, além de potencializar a ação da insulina e aumentar a absorção de glucose, aminoácidos e nutrientes.

Alguns de seus principais benefícios é o controle de inflamações, melhora na pele, regeneração dos nervos (neuropatia diabética), melhora da função cognitiva (memória), diminuição nos níveis de colesterol e toxina no corpo. Em pequenas quantidades, ele também pode ser encontrado em alimentos como: espinafre, brócolis, ervilha, levedo de cerveja, couve, farelo de arroz e carne.

• Diabetes;
  • Neuropatia diabética;
  • Emagrecimento;
  • Desintoxicação Hepática;
  • Antioxidante.

DMSO

Com ação anti-inflamatória e antioxidante, tem ação na pele (tecido cognitivo), no sistema neurológico, permite à célula a ingestão de mais nutrientes, remoção de resíduos e substituição de componentes danificados.

Assim, promove mais resistência a infecções, vasodilatação, relaxamento muscular, aumento da função celular, proteção contra lesões oxidativas, influência sobre o colesterol sérico e efeito radioprotetor.

Também atua na Esclerodermia (doença rara resultante de crescimento anormal de colágeno dentro do organismo), na artrite, no trauma do sistema nervoso central e na estabilização da pressão arterial, da dor, de pequenos cortes e de queimaduras graves, reconstruindo tecidos lesados.

• Osteoartrose;
  • Hernia de disco;
  • Esclerodermia;
  • Dor crônica.

5 hidroxi-triptofano

Precursor da serotonina, ele tem função de regular o sono, o apetite, o humor, a memória, a temperatura corporal, a atividade motora e a sensibilidade à dor.

Também intensifica a ação do hormônio de crescimento, melatonina e beta-endorfinas, age como anti-inflamatório e reduz a compulsão por doces e o mau humor típicos da TPM.

Também pode ser encontrado em alimentos como: abacaxi, banana, kiwi, ameixa, tomates, nozes, ovo, quinoa, o amaranto, chocolate amargo e aveia.

• Depressão;
  • Ansiedade;
  • TPM;
  • Emagrecimento.

Carnitina

Fabricado pelo próprio organismo, esse nutriente é sintetizado a partir dos rins e fígado e sua deficiência está diretamente relacionada à má alimentação, desnutrição, envelhecimento e algumas doenças.

Entre seus benefícios, ele auxilia o corpo a produzir mais energia e quebrar mais gordura, além de estimular o sistema imunológico, reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos, melhorar a respiração em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, restabelecer a capacidade cardiovascular, aumentar o desempenho energético de atletas, reduzir os danos da neuropatia diabética e regular o metabolismo associado ao estresse oxidativo celular.

• Emagrecimento;
  • Envelhecimento;
  • Fadiga crônica.

Ribose

Componente do material genético, ele é responsável por maximizar os estoques de ATP (trifosfato de adenosina), principal fonte de energia no organismo.

Participa de processos vitais como contração muscular, batimento cardíaco, atividade cerebral e produção de componentes do material genético o DNA, RNA e ATP.

É fundamental que não haja medicação com este nutriente sem orientação de um profissional de saúde, pois, quando mal indicado, pode causar efeitos colaterais como diarreia, desconforto gástrico, náuseas, cefaleia e hipoglicemia.

• Cardiopatias;
  • Hipertrofia muscular;
  • Envelhecimento.

Quelação com EDTA

O EDTA é um ácido da família dos poliaminocarboxílicos, que possui afinidade química por diversos metais. Foi introduzido na medicina como quelante em casos de intoxicação por chumbo na década de 1950.

Desde então, é o tratamento mais eficaz na intoxicação por metais pesados e consiste em uma substância que percorre toda a corrente sanguínea reunindo os metais pesados ingeridos e espalhados pelo corpo e eliminando-os.

Magnésio

Mineral essencial, utilizado desde o tratamento de depressão e ansiedade para formação de serotonina assim como vasodilator na doença hipertensiva.

Também apresenta  melhora de problemas como asma, diabetes, dor muscular, neuropatia (especialmente em pacientes com deficiência aguda) e tratamento de dores como enxaqueca.

Vitamina C

Desde a década de 1970 Linnus Pauling iniciou o uso desta vitamina para tratamento do Cancer.

Desde então pesquisas mostram auxiliar neste tratamento quando utilizada em doses altas.

Apresenta também efeito antioxidante e é importante na formação de colágeno.

Indicações:

• Fadiga crônica;