Das fissuras da amamentação ao Alzheimer, como a Laserterapia conhecida como ILIB pode te ajudar.
A tecnologia de Irradiação Intravascular do Sangue com Laser é uma terapia que consiste na aplicação contínua e direta do laser na região da artéria radial e tem atraído atenção de profissionais da saúde e diversas pessoas interessadas em buscar um tratamento mais eficaz de várias patologias crônicas e agudas.
A técnica conhecida por ILIB (Irradiação Intravascular do Sangue com Laser, na tradução do inglês), tem por finalidade o combate a radicais livres de oxigênio, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células e, consequentemente, dos tecidos e é uma nova opção terapêutica para combater doenças como Diabetes Mellitus, colesterol, Alzheimer, hipertensão, artrite, artrose, doenças inflamatórias, dores crônicas e de difícil cicatrização como é o caso das fissuras causadas pela amamentação.
Abaixo respondemos algumas dúvidas relacionadas ao procedimento para que você conheça mais sobre a novidade!
Como é feita a técnica?
Com uma pulseira específica, onde se acopla o aparelho de laser em um dos membros superiores a fim de irradiar o laser direta e continuamente para que alcance através da circulação sanguínea por todo o organismo.
Quais os efeitos?
Efeito antioxidante, ação anti-inflamatória e aumento da circulação sanguínea, que resulta na prevenção e tratamento de diversas doenças. Estes efeitos terapêuticos deste procedimento são capazes de favorecer o rejuvenescimento, o bem estar e a qualidade de vida.
O procedimento é dolorido?
Não! A técnica é indolor, não invasiva e sem efeitos colaterais. O número de sessões varia de acordo com o objetivo do tratamento e da indicação para cada paciente. Geralmente, são recomendadas 10 sessões iniciais e, de acordo com a evolução do quadro clínico do paciente, pode-se iniciar uma nova série após um período de 7 a 10 dias. As sessões são realizadas de 1 a 2 vezes por semana, dependendo do caso.
De onde surgiu esta técnica?
Os russos a partir de 1970 desenvolveram a laserterapia intravenosa mostrando a sua eficácia no tratamento de várias patologias crônicas e agudas, com base em trabalhos realizados com laser de He-Ne local.
Como ela ajuda nas fissuras causadas pela amamentação?
Diversas mulheres enfrentam fissuras nos mamilos quando iniciam a amamentação, principalmente por conta da pega errada do bebê. A maioria desses machucados pode ser tratada apenas com pomadas próprias e outros procedimentos, mas nos casos onde a cicatrização demora mais ou as fissuras são muito grandes, as mulheres podem recorrer ao tratamento de laser, por ser uma ferramenta terapêutica que possui ações anti-inflamatória, anti-edema e analgésica.
Indicações da terapia ILIB:
– Doenças do sistema respiratório (Asma, alterações desencadeadas pelo fumo);
– Diabetes e sua complicações;
– Doenças inflamatórias;
– Doenças Cardiovasculares (infarto e angina);
– Doenças do sistema vascular periférico e cicatrização em geral;
– Prevenção de envelhecimento cutâneo e combate aos radicais livre;
– Tratamento do Alzheimer;
– Fissuras da amamentação.
Benefícios do tratamento:
– Tratamento de Diabetes – regula a produção de insulina proporcionando equilíbrio funcional do organismo
– Melhora as propriedades físico-químicas das hemácias e o fluido sanguíneo
– Restabelece todos os tecidos que sofrem com o diabetes de forma preventiva e curativa
– diminui a agregação plaquetária e promove vasodilatação
– Melhora a cicatrização e hidratação da pele
– Aumenta o nível de SOD (Superóxido, enzima que atua no pâncreas) protegendo e reduzindo o ataque às células beta do pâncreas
– Otimiza a capacidade hemorreológica da hemácia e aumenta sua eficácia
– Ação Antioxidante: Protege as células sadias contra a ação oxidante dos radicais livres
– Aumenta significativamente a microcirculação sanguínea periférica
– Evita a peroxidação lipídica, sobretudo a oxidação do LDL (lipoproteína de baixa densidade)
Mecanismo de ação da terapia ILIB nas diferentes patologias:
Baseado em inúmeros trabalhos científicos sobre a importância da enzima Superóxido Dismutase (SOD), as pesquisas realizadas com o ILIB comprovam a eficiência do método no tratamento das patologias isquêmicas, através dos seguintes efeitos biológicos.
– Aumento da capacidade fibrinolítica e diminuição da adesividade plaquetária, levando a uma diminuição da viscosidade sanguínea.
– Neovascularização, proporcionando maior perfusão tecidual.
– Aumento da capacidade hemorreológica das hemácias facilitando a passagem das mesmas nos capilares sanguíneos com diâmetro estreitado proporcionando oxigenação dos tecidos hipóxicos.
* Diabetes e Mecanismos de ação do ILIB