Ozonioterapia

A ozonioterapia é um tratamento médico em que se utiliza o gás ozônio para tratar mais de 265 patologias.

O ozônio foi descoberto em 1840 pelo químico Christian Friedrich Schönbein.

A ozonioterapia como tratamento medicinal foi iniciada pelo Dr. Erwin Payr, da Universidade de Leipzig, na Alemanha, durante a I Guerra Mundial.

Como funciona a Ozonioterapia?

De forma resumida, pode-se dizer que a ozonioterapia melhora o metabolismo do oxigênio no organismo.

Ela promove o balanceamento de oxidação e redução (controla a formação de radicais livres), regula o metabolismo, age contra bactérias, fungos e vírus e ainda modula o sistema imunológico.

Também tem um forte efeito anti-inflamatório e analgésico, sendo uma excelente opção de para quem sofre com inflamações e dores fortes.

Quando recorrer à Ozonioterapia?

Doenças Osteoarticulares

• Hérnia de disco;
  • Artrites;
  • Artroses;
  • Tendinopatias;
  • Síndrome do Túnel do Carpo;
  • Síndrome De Quervain.

Infecções

• Feridas que não cicatrizam, como no caso de diabéticos;
  • Osteomilites;
  • Abscesso;
  • Fístulas.

Carnitina

Fabricado pelo próprio organismo, esse nutriente é sintetizado a partir dos rins e fígado e sua deficiência está diretamente relacionada à má alimentação, desnutrição, envelhecimento e algumas doenças.

Entre seus benefícios, ele auxilia o corpo a produzir mais energia e quebrar mais gordura, além de estimular o sistema imunológico, reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos, melhorar a respiração em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, restabelecer a capacidade cardiovascular, aumentar o desempenho energético de atletas, reduzir os danos da neuropatia diabética e regular o metabolismo associado ao estresse oxidativo celular.

• Emagrecimento;
  • Envelhecimento;
  • Fadiga crônica.

Outras

• Doenças autoimunes: Esclerose Múltipla, Lupus, Doença de Crhon, Artrite Reumatoide;
  • Diabetes Mellitus e suas complicações;
  • Fibromialgia;
  • Síndrome da Fadiga Crônica;
  • Câncer.

Ozonioterapia no tratamento do Câncer

A ozonioterapia tem sido utilizada como terapia adicional ao tratamento oncológico com o objetivo de evitar, diminuir e controlar os efeitos negativos e as complicações geradas pela doença e pelo tratamento tradicional.

Quando o ozônio entra no sistema do paciente, este se transforma em ozonides e peróxidos, agindo diretamente no metabolismo celular.

O ozônio pode ter os seguintes efeitos sobre o câncer:

• Ativação dos mecanismos de desintoxicação peroxídica do sistema de glutation;
  • Aumento da atividade antioxidante do plasma;
  • Eliminação dos produtos tóxicos do metabolismo por via das reações de oxirredução.

Como é feita a Ozonioterapia?

A ozonioterapia pode ser feita por meio de cinco alternativas de introdução do ozônio no corpo do paciente.

Retal

É considerada uma via sistêmica, uma vez que o gás é absorvido pela mucosa; muito utilizado na pediatria.

Auto-Hemoterapia Maior

Auto-Hemoterapia menor

Uma pequena quantidade de sangue (+/- 5mL) é retirado, misturado a mesma quantidade de ozônio e aplicado de forma intramuscular.

Óleo Ozonizado

Pode ser usado em feridas, auxiliando na cicatrização.

Intra-Articular, ParaVertebral e intra Discal

Aplicado diretamente na articulação ou na musculatura.

Para saber mais sobre a Ozonioterapia entre em contato conosco e agende sua consulta: 3211-3695 / 98864-0155.