Prática Ortomolecular
O que é a Prática Ortomolecular?
Prática Ortomolecular é o ramo da ciência cujo objetivo primordial é restabelecer o equilíbrio químico do organismo.
Este reequilíbrio acontece por meio de substâncias e elementos naturais, sejam vitaminas, minerais, aminoácidos e/ou hormônios.
Além de proporcionarem um reequilíbrio bioquímico, estes elementos combatem os radicais livres.
Todavia, apesar de a Prática Ortomolecular ter um sentido curativo, ela também é eminentemente preventiva.
Assim, é possível tratar uma pessoa com estresse antes que ele evolua para uma hipertensão arterial, por exemplo. Da mesma forma, é possível tratar obesidade antes que ela ocasione diabetes.
O mais importante é que, com a Prática Ortomolecular, o paciente volta a ser encarado como um todo, um conjunto que deve funcionar em harmonia, o que chamamos de uma Visão Holística.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico envolve a avaliação clínica e laboratorial com foco nos desequilíbrios nutricionais e metabólicos.
A função celular pode estar afetada por falta de matéria-prima nutricional adequada e/ou pela sobrecarga de substâncias tóxicas do meio ambiente (fumo, álcool, drogas, metais pesados, etc).
Como é o tratamento?
O tratamento visa restabelecer a nutrição funcional com correção de dieta e suplementação nutricional, com afastamento quando possível das causas tóxicas e com estímulo adequado para eliminação de toxinas.
A base da Terapia Funcional é prevenir o envelhecimento precoce. Ela está apoiada na máxima dos cinco “R’s”.
- Remover toxinas – através de nebulização, substancias quelantes (retiram metais pesados), banhos, saunas, exercícios físicos, estímulos nutricionais, Homeopatia e Fitoterapia;
- Rebalancear a dieta – observando sensibilidades alimentares, necessidades específicas, considerando-se a individualidade e não apenas a necessidade calórica do alimento;
- Reimplantar a flora intestinal – melhorando a digestão, sobrecarga tóxica e administração de pró e prebióticos (lactobacilos, etc);
- Reparar danos celulares – oferecer nutrientes específicos para a mitocôndria (central energética celular);
- Recolocar nutrientes – avaliação e administração adequada individualizada de minerais, vitaminas, aminoácidos e ácidos graxos essenciais (série Ômega – 3, 6 e 9).