Hipertrofia Muscular
A busca por resultados melhores e saúde tem levado cada dia mais pessoas aos consultórios médicos buscando boa orientação e planejamento.
Para que os melhores resultados possam ser alcançados, uma série de fatores deve ser avaliada, analisados e acompanhados pela rotina de cada paciente a fim de garantir seus objetivos:
A pirâmide abaixo mostra como deve ser o acompanhamento, ou seja, o que está na base do tratamento, mas deixa evidente que todos os fatores são importantes.
- Alimentação:o PLANO ALIMENTAR deve ser elaborado de acordo com o objetivo, com horário e tipo de treinamento e claro com a rotina de cada um.
- Treino (Atividade física):é com a alimentação a base da pirâmide, onde todo o processo de acompanhamento deve ser elaborado de acordo com cada objetivo.
- Suplementação:suplemente é tudo que vem além da alimentação, desde um complexo vitamínico até os hipercalóricos. São importantes, auxiliam no resultado e devem também estar na rotina de forma individual, e por isso hoje em dia muito suplementos são e devem ser manipulados;
Exemplos de suplementos:
Whey Protein, WaxyMaize, Polivitamínicos, HMB, entre outros. - Hormônios: entre os temas mais polêmicos, quando enumero este item como importante, é não somente para objetivos de hipertrofia e melhora do desempenho, mas principalmente para manter saúde.
A indicação do uso de hormônios deve ser feita somente após uma boa avaliação por exames complementares (sangue e saliva) e sempre individuais, considerando idade, sexo, objetivos e estilo de vida de cada um.
Alguns hormônios promovem Anabolismo
Testosterona, Insulina, GH
Enquanto outros podem levar ao catabolismo.
Cortisol (hormônio do “Stress”)
Não é o excesso de hormônios que trará resultados, mas um bom equilíbrio entre eles.